COMO FAZER POVORA

14/02/2011 17:47

A pólvora "clássica" é chamada de pólvora negra e é fabricada com a mesma fórmula há milênios: 75% de Salitre ou salitre do chile , 15% de carvão e 10% de enxofre. O principal componente - o salitre (nitrato de potássio) - é um componente que era muito utilizado por alquimistas da época medieval, por acreditarem em suas propriedades mágicas - justamente o seu alto poder de combustão e explosão. 

Tipos de pólvora
Existem dois tipos de pólvora: pólvora negra e pólvora "sem fumaça" (o termo não é estrito, pois deveria ser "com pouca fumaça"). Quase todas as armas de fogo modernas usam pólvora "sem fumaça". Enquanto a pólvora negra é classificada como explosivo, a moderna pólvora "sem fumaça" meramente queima rapidamente como descrito a seguir.
A pólvora queima produzindo uma onda de deflagração subsônica ao contrário dos altos explosivos que geram uma onda de detonação supersônica. Isto reduz o pico de pressão na arma, mas também a torna menos capacitada de destruir rochas ou fortificações.


Pólvora "sem fumaça"
Pólvora "sem fumaça" consiste, quase que somente, de pura nitrocelulose (pólvoras de base simples), frequentemente combinada com até 50% de nitroglicerina (pólvoras de base dupla), e algumas vezes com nitroguanina (pólvoras de base tripla) embebida em pequenas pelotas esféricas ou lâminas e cilindros extrudados usando éter como solvente. Pólvora "sem fumaça" queima somente na superfície dos grãos. Grãos maiores queimam mais vagarosamente, e a taxa de queima é controlada, além disso por uma camada superficial de detenção de chama. A intenção é regular a taxa de queima de modo a que uma pressão relativamente constante seja exercida para propelir o projétil ao longo de todo o seu percurso dentro do cano da arma para se obter a maior velocidade possível. Pólvora para canhões possui os maiores grãos, cilíndricos com até o tamanho de um polegar e com sete perfurações )uma central e as outras seis formando um círculo na metade do caminho entre o centro e a face externa). As perfurações estabilizam a taxa de queima porque, enquanto o exterior se queima em sentido do interior ocorre o inverso dos furos para fora. Pólvoras de queima rápida para armas de fogo são feitas por formas extrudadas com maior área superficial como lâminas ou então por achatamento dos grãos esféricos. A secagem é realizada à vácuo. Os solventes são então recondensados e e reciclados. Os grãos são também revestidos com grafite para prevenir faíscas provenientes de eletricidade estática causarem ignições indesejadas.


Pólvora negra
A pólvora negra é composta de ingredientes granulares:
Enxofre (S), 
Carvão vegetal (provê o Carbono) e 
nitrato de potássio (Salitre - KNO3, que provê o Oxigênio) 
A proporção ótima para a pólvora é:
salitre 74,64%, enxofre 11,64% e carvão vegetal 13,51%. 
A proporção básica de seus elementos constituintes é:
2 partes de Enxofre : 3 partes de Carvão vegetal : 15 partes de Salitre 
A pólvora negra é também conservada em sal para alterar sua taxa de aquecimento, isto é muito perigoso pois a pólvora negra explode quando triturada. Essa trituração deve ser feita com a pólvora molhada. A graduação de tamanhos dos grãos de pólvora negra vão do áspero Fg, usado em rifles de grande calibre e pequenos canhões, passando pelo FFg (médios e pequenos calibres de rifles), FFFg (pistolas) e FFFFg (pistolas curtas e garruchas de pederneira).

Apesar de a pólvora negra não ser verdadeiramente um alto explosivo, geralmente o é classificado pelas autoridades em virtude de sua fácil obtenção.